Algoritmo de 700 mil usuários foi manipulado por uma semana em 2012.
Resultado mostrou que humor de usuários varia de acordo com conteúdo.
Durante
uma semana em 2012 o Facebook manipulou o algoritmo usado para
distribuir os posts no feed de notícias do usuário para verificar como
isso afetou o seu humor.
O
estudo,
conduzido por pesquisadores associados ao Facebook, pela Universidade
de Cornell, e pela Universidade da Califórnia, foi publicado em junho na
17ª edição dos Anais da Academia Nacional de Ciência.
Os
pesquisadores pretendiam verificar se o número de palavras positivas ou
negativas nas mensagens lidas pelos usuários resultaria em atualizações
positivas ou negativas de seus posts nas redes sociais.
Observou-se
que os usuários que tiveram o feed manipulado utilizaram palavras
positivas ou negativas dependendo do conteúdo ao qual foram expostos.
Os resultados do estudo foram propagados quando a revista online Slate and The Atlantic abordou o assunto no sábado.
"Estados
emocionais podem ser transferidos para os outros por meio do contágio
emocional, levando as pessoas a experimentarem as mesmas emoções de modo
inconsciente", afirmam os autores da pesquisa.
"Estes resultados
provam que as emoções expressas pelos outros no Facebook influenciam
nossas próprias emoções, o que evidencia o contágio em larga escala via
redes sociais."
Enquanto outros estudos usam metadados para
estudar tendências, este parece ser o primeiro a manipular dados para
verificar se há reação.
A pesquisa é considerada legal de acordo com as normas do Facebook, mas seria ética?
"#Facebook
FEED DE USUÁRIOS MANIPULADOS PARA EXPERIMENTO PSICOLÓGICO EM MASSA...
Sim, está na hora de encerrar a conta do FB!", lia-se em post do
Twitter.
Outros tweets usavam expressões como "super
perturbador", "assustador" e "mau", assim como manifestações irritadas,
para descrever o estudo.
Susan Fiske, professora da Universidade
de Princeton que editou o artigo para publicação, disse a The Atlantic
que ela ficou preocupada com a pesquisa e entrou em contato com os
autores.
Eles disseram que o conselho institucional aprovou o
estudo, já que "o Facebook manipula a atualização do feed dos usuários o
tempo todo".
Fiske admitiu ter ficado "um pouco assustada" com o estudo.
O Facebook disse a The Atlantic que "considera cuidadosamente" a pesquisa e que há "um processo de avaliação interna".
O Facebook, maior rede social do mundo, informa ter mais de um bilhão de usuários ativos.
FONTE