segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MORRE NESTA SEGUNDA FEIRA O INVENTOR DO FUZIL AK-47

MOSCOU — Morreu nesta segunda-feira o lendário criador do fuzil AK-47, Mikhail Kalashnikov que, desde 17 de novembro, estava em tratamento intensivo por problemas cardíacos no Centro Clínico Diagnóstico Republicano da Udmúrtia. Ele faleceu em sua cidade natal, Izhevsk, perto dos Montes Urais, onde a arma ainda é produzida.

Mikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006
Foto: MAXIM MARMUR / AFP
Mikhail Kalashnikov segura um rifle AK-47 durante conferência em Moscou em 2006 MAXIM MARMUR / AFP

“Hoje, dia 23 de dezembro, recebemos uma triste notícia: morreu aos 94 anos, após uma doença longa e séria, o proeminente criador de armas de fogo Mikhail Kalashnikov“, escreveu o porta-voz do presidente da Udmúrtia, Victor Chulkov, em sua página no Facebook.
O fuzil começou a ser desenvolvido pelo então engenheiro militar em plena Segunda Guerra Mundial. No fim de 1941, ele se recuperava de um ferimento recebido em batalha, e percebeu as reclamações dos soldados sobre os armamentos fornecidos pelo exército russo. Kalashnikov decidiu então criar uma arma capaz de funcionar sob quaisquer condições, durável e de baixo custo.
Só alcançou o intento em 1947, quando as tropas não precisavam mais. Apesar de ter chegado tarde para ajudar a derrotar as tropas de Hitler, o AK-47 (em referência ao sobrenome “Avtomat Kalashnikov” e ao ano em que foi criado) se tornou armamento padrão do Exército Vermelho em 1949, e foi adotado por outros 55 países.
Atualmente, estima-se que existam cerca de 150 milhões de fuzis deste tipo no mundo, sendo que boa parte é de cópias produzidas em outros países ligados ao antigo bloco comunista, como Albânia, Bulgária e China. Seu desenho está estampado na bandeira de Moçambique, onde foi amplamente utilizado na guerra de independência.

Fuzil que se tornou a arma leve mais popular do mundo foi criada em 1947

Mikhail Kalashnikov, segura um modelo do AK-47, durante entrevista concedida em Moscou, em abril de 2006

O russo Mikhail Kalashnikov, inventor do fuzil AK-47, morreu nesta segunda-feira, aos 94 anos. Segundo a agência estatal russa Itar-Tass, ele morreu em sua cidade natal, Izhevsk, perto dos Montes Urais, onde a arma que inventou ainda é fabricada. A causa da morte não foi divulgada. A rede britânica BBC informou que Kalashnikov havia sido internado em novembro com hemorragia interna.
O AK-47, sigla para Avtomat Kalashnikova ou “fuzil automático Kalashnikov”, foi inventado logo depois da II Guerra Mundial, em 1947, por um jovem autodidata de 20 e poucos anos. O comunista russo era funcionário do regime soviético, por isso, não teve direito à patente de sua criação. Sendo assim, disse nunca ter ganhado um copeque (centavo do rublo, a moeda russa) sobre a venda da arma, que se tornou a favorita de guerrilheiros e terroristas.
Conseguiu, contudo, participação nos lucros pela venda de uma vodca que leva o seu nome, lançada em 2004. Na carreira militar, se ainda vivia de salário, conseguiu prestígio com sua criação e continuou sendo promovido mesmo depois de entrar para a reserva, até se tornar um general condecorado.
O AK a arma leve mais popular do mundo. Dezenas de milhões foram fabricadas desde sua criação. Cópia melhorada do Sturmgewehr 44 da infantaria nazista, também foi a arma mais utilizada por rebeldes comunistas nos conflitos financiados pela antiga União Soviética. O general tinha orgulho da confiabilidade do fuzil criado para defender o bloco comunista. E se esquivava das questões morais, dizendo que não havia inventado uma arma para cair nas mãos de terroristas. “Mas o que posso fazer? Os terroristas não são bobos: também escolhem as armas mais confiáveis”.